terça-feira, 3 de abril de 2012

ARTES MARCIAIS MISTAS


ARTES MARCIAIS MISTAS
O boxing ou pugilismo foi talves o desporto de combate corpo a corpo que mais fãs, fama, e dinheiro moveu e/ou envolveu no século 21. Neste momento um outro tipo de combate, e verdade seja dita, algo mais violento do que o tradicional boxing vem ganhando espaço a nível internacional. Estamos a falar das Artes Marciais Mistas, um desporto de combate corpo a corpo que está a envolver muita gente e dinheiro tal como o boxing o fez em décadas passadas.

Artes Marciais Mistas – o que é?
Artes Marciais Mistas ou se preferires em inglês, Mixed Martial Arts (MMA) – a sua forma mais conhecida – é um tipo de competição corpo a corpo que engloba quase todos os tipos de artes marciais que existe, tais como o karaté, judo, muay thai, jiu-jitsu, boxing, entre outros, sendo o muay thai (kick boxing tailandês) e o jiu-jitsu brasileiro as duas artes favoritas para as AMM (Artes Marciais Mistas). Como amaioria dos desportos de combate, consiste num confronto entre dois lutatores dividido em rounds. Para se ter uma ideia de como este desporto acabou por atrair muitos fãs e ganhar popularidade a nível internacional, imagina tudo isso num só lutador: Tyson (ex-campeão mundial de boxing pesos-pesados), o Tony Jaa (a estrela dos filmes Ong Bak), o Jackie Chan (talves o melhor das artes marciais no cinema), o The Rock (ex-lutador de wrestling norte americano), e Steven Seagul (o homem que só usa as mãos). Ali está o que se chama full pack, pois, tem de tudo um pouco e talvez seja por isso que acabou por alcançar escala mundial. Hoje em dia cada vez mais organizações de desporto de combate estão a aderir as AMM.

Como começou?
Muito embora as Artes Marciais Mistas seja hoja considerada como um dos melhores desportos da actualidade, a verdade é que esta modalidade nem sempre foi assim. Ela surgiu de uma forma clandestina em que grupo de pessoas reuniam-se em ruas escondidas ou becos onde faziam apostas para verem lutadores confrontarem-se e usarem dos seus dotes. Na altura era conhecida como sendo o vale tudo, pois os competidores aplicavam técnicas de qualquer arte marciais da qual tivessem conhecimento.

Uma competição que apesar de ser violenta tinha algumas pequenas regras, como, por exemplo não golpear a virilha. Aos poucos, cada vez mais pessoas e lutadores começaram a envolver-se no universo do vale tudo. A imprensa surgiu (embora algumas, no princípio, tivessem recusado em divulgar a nova forma de desporto que ganhava terreno) e passou a relatar alguns combates. Não demorou muito, visionários, e sponsors puseram as suas mãos e acabaram por mudar o nome vale tudo para Artes Marciais Mistas, que neste momento apresenta uma versão com mais regras: não morder, não continuar a golpear o seu oponente se este estiver knockouteado, e não dar golpes a virilha. Deveras um nome muito mais apropriado para que este fosse aceite e reconhecida como uma desporto pela comunidade internacional.

Os rounds nesta modalidade são mais longos (5 minutos), porém, os combates só têm três rounds que normalmente terminam em KO ou submissão.

Neste momento as Artes Marciais Mistas ou Mixed Martial Arts é o desporto que mais cresce e mais fãs acarreta a nível internacional, destronando desportos clássicos tais como o boxing e karaté. Parece que há uma tendência sem precedentes, e, quiçá, as Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts) virá a ser o desporto do século 21. Fique ligado.

                                                                                                                                           por Eddie valmont

Sem comentários:

Enviar um comentário